Topic outline

  • Descrição do Curso

    Competências a desenvolver

    - Analisar, de forma integrada, as disposições que enquadram o desenvolvimento curricular em Cidadania e Desenvolvimento contidas nos principais documentos orientadores do currículo.

    - Relacionar as disposições que enquadram o desenvolvimento curricular em Cidadania e Desenvolvimento, contidas nos principais documentos orientadores do currículo, com instrumentos de planeamento curricular das escolas.

    - Refletir sobre práticas pedagógicas em Cidadania e Desenvolvimento à luz das disposições dos principais documentos orientadores do currículo.

     

    Metodologia

    O curso seguirá uma metodologia de autoformação, online, em que cada participante aprenderá ao seu ritmo. Os participantes poderão, em qualquer momento, interromper a realização e retomar o curso posteriormente, de acordo com a sua conveniência. A secção “Saber+” fornece orientações de pesquisa para aprofundar o conhecimento e a compreensão sobre os assuntos abordados através de documentação/fontes de informação adicional.

     

    Duração

    O curso está concebido para ser realizado em 1 hora e 30 minutos, como tempo útil previsível.

     

    Calendarização

    O curso ficará disponível online por tempo indeterminado.

     

     

    Avaliação

    No final do curso, o questionário de autoavaliação permitirá ao formando verificar o conhecimento e compreensão dos assuntos abordados e aferir sobre as competências desenvolvidas.

     


  • Educação para a Cidadania - Enquadramento

    O desenvolvimento de competências pelos alunos que lhes permita questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos constitui uma necessidade que esteve presente na elaboração e consequente aprovação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

    O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória constitui a matriz comum para todas as escolas, ofertas e modalidades educativas e formativas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível curricular.

    A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, alinhada com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, visa o desenvolvimento de competências para uma cultura de democracia e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural, através da componente de Cidadania e Desenvolvimento.

    No conjunto dos documentos curriculares, as Aprendizagens Essenciais constituem as orientações curriculares de base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem.

    O DL n.º 55/2018, de 6 de julho, estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos, e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (art.º 1.º).

    A promoção de melhores aprendizagens para todos e a operacionalização do perfil de competências que se pretende que os alunos desenvolvam, para o exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida, implicam que seja dada às escolas autonomia no desenvolvimento curricular adequado a contextos específicos e às necessidades dos seus alunos.

    A autonomia e flexibilidade curricular é entendida como a faculdade conferida à escola para gerir o currículo dos ensinos básico e secundário, partindo das matrizes curriculares-base, assente na possibilidade de enriquecimento do currículo com os conhecimentos, capacidades e atitudes que contribuam para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória [alínea c) do art.º 3.º do DL n.º 55/2018].