Introdução
Este guia prático foi elaborado para apoiar o Coordenador do Clube de Desporto Escolar (CDE) na recolha e análise de informação sobre o funcionamento do clube. A elaboração do Plano Estratégico e Operacional do Clube do Desporto Escolar (PEOCDE) deve fundamentar as escolhas da oferta desportiva do CDE, bem como servir de suporte a toda a sua atividade. Dessa forma, evita-se a ocorrência de processos casuísticos, sujeitos à influência e pressões pontuais que desvirtuam a finalidade do Desporto Escolar.
A análise interna é uma das primeiras etapas desse processo, e tem como finalidade identificar pontos fortes e áreas a melhorar, suportadas numa recolha de informação abrangente e estruturada. A proposta apresentada decorre ao longo de duas semanas, utilizando uma combinação de métodos de recolha de dados, nomeadamente a entrevista, análise documental, questionários e grupos de foco.
Pretende ser uma abordagem simples, mas que auxilie o Coordenador do Clube de Desporto Escolar e a sua equipa a escolher bem a direção que o Clube deve seguir!
Cronograma de Implementação (2 semanas)
Semana | Dia | Atividade | Método de Recolha de Dados |
---|---|---|---|
1 | Segunda-feira | Reunião com a Direção do AE/EnA/EEPC | Entrevista |
Terça-feira | Análise documental dos regulamentos e planos anteriores | Análise Documental | |
Quarta-feira | Início da aplicação de questionários aos alunos | Questionário | |
Quinta-feira | Início da aplicação de questionários aos professores | Questionário | |
Sexta-feira | Observação de treinos e atividades | Observação Participativa | |
2 | Segunda-feira | Continuação da aplicação de questionários | Questionário |
Terça-feira | Observação de treinos e atividades | Observação Participativa | |
Quarta-feira | Realização de grupo de foco com alunos | Grupo de Foco | |
Quinta-feira | Realização de grupo de foco com professores | Grupo de Foco | |
Sexta-feira | Análise e síntese dos dados recolhidos | Análise de Dados |
Métodos de Recolha de Informação e Instrumentos
1. Análise Documental
Este método consiste na revisão crítica de documentos relevantes para o funcionamento do CDE, como o Projeto Educativo da escola, o PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória), os Planos Anuais de Atividades (PAA) anteriores, os Regulamentos do Desporto Escolar (RGFDE, RPCDE, etc.), relatórios de atividades, atas de reuniões, e outros documentos que possam fornecer um contexto histórico e organizacional do clube.
Instrumento: Checklist de Análise Documental
Documento Analisado | Data do Documento | Pontos Relevantes para o CDE | Observações |
---|---|---|---|
Projeto Educativo da Escola | |||
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) | |||
Plano Anual de Atividades (PAA) Anterior (Ano Letivo /) | |||
Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar (RGFDE) | |||
Regulamento «DE Escola Ativa» | |||
Regulamento de Funcionamento dos CFDDE | |||
Regulamento de Provas e Competições do Desporto Escolar (RPCDE) | |||
Relatórios de Atividades Anteriores do CDE | |||
Atas de Reuniões do CDE | |||
Outros (especificar): |
Instruções para o Coordenador:
- Para cada documento, identifique as secções ou informações que se relacionam diretamente com o CDE da sua Escola, os seus objetivos, projetos, atividades, regras de participação, financiamento, parcerias, etc.
- Anote as informações cruciais que possam ser úteis para a avaliação do desempenho e planeamento futuro.
- Utilize as observações para registar qualquer informação adicional ou contexto relevante.
- Pode utilizar ferramentas de inteligência artificial, como o NotebookLM da Google, como apoio à sua investigação.
2. Entrevista
A entrevista com a Direção do AE/EnA/EEPC permite obter uma perspetiva sobre a visão estratégica da escola em relação ao Desporto Escolar, o apoio institucional oferecido ao CDE, as expectativas em relação ao clube e os desafios enfrentados pela direção.
Instrumento: Roteiro de Entrevista à Direção
Nome do Coordenador do CDE: _________________________
Nome do Entrevistado (Diretor/a): _________________________
Data da Entrevista: ________
- Qual a importância que a Direção atribui à prática desportiva escolar para o desenvolvimento integral dos alunos?
- Como avalia o papel do Clube de Desporto Escolar (CDE) no contexto da escola?
- Quais os principais apoios (financeiros, logísticos, humanos), incluindo, mas não se limitando às tranches financeiras oriundas do Desporto Escolar, que a Direção considera essenciais para o bom funcionamento do CDE?
- Quais são, na sua opinião, os principais desafios que o CDE enfrenta atualmente?
- Existem sinergias entre o CDE e o Projeto Educativo da escola? Como poderiam ser reforçadas?
- Quais são as expectativas da Direção em relação aos objetivos e atividades do CDE para o próximo ano letivo?
- Como é que a Direção vê a articulação do CDE com a comunidade local e o sistema federado?
- Existem outras áreas ou projetos em que a Direção acredite que o CDE poderia ter um papel mais ativo?
- Que sugestões a Direção tem para melhorar o funcionamento geral do CDE?
Instruções para o Coordenador:
- Prepare-se para a entrevista, revendo os documentos analisados.
- Crie um ambiente de diálogo aberto e encorajador.
- Tome notas detalhadas das respostas, ou grave a entrevista (com permissão prévia).
- Seja flexível para explorar tópicos que surjam durante a conversa.
3. Questionário
Os questionários permitem recolher dados de um grupo mais alargado de participantes (alunos e professores), abordando diferentes aspetos do funcionamento do CDE, como a satisfação com as atividades, a organização, a comunicação, a inclusão e o impacto percebido.
Instrumento: Questionário para Alunos
Nome do Coordenador do CDE: _________________________
Ano Letivo: 2025/2026
- Dados gerais:
- Ano de Escolaridade: _______
- Modalidade(s) Desportiva(s) que pratica(s) no CDE: _________________________
- Satisfação com as atividades:
Por favor, avalia os seguintes aspetos numa escala de 1 a 5, onde 1 = Muito Insatisfeito e 5 = Muito Satisfeito.Aspeto 1 2 3 4 5 Variedade das atividades propostas Qualidade dos treinos/sessões Oportunidades de participação em competições Qualidade da organização das atividades Relação com os colegas Relação com os professores responsáveis Sentimento de inclusão no clube Oportunidade de desenvolver novas competências - Organização e comunicação:
Avalia os seguintes aspetos numa escala de 1 a 5, onde 1 = Muito Insatisfeito e 5 = Muito Satisfeito.Aspeto 1 2 3 4 5 Informação sobre horários e locais das atividades Comunicação das novidades e eventos Acessibilidade aos espaços desportivos Disponibilidade de material desportivo - Impacto do CDE:
- Qual é o aspeto que mais gostas, quando participas nas atividades do CDE?
- Que sugestões tens para melhorar as atividades ou a organização do CDE?
- O CDE contribuiu para o teu bem-estar físico e/ou mental? Se sim, de que forma?
Obrigado pela tua participação!
Instrumento: Questionário para Professores
Nome do Coordenador do CDE: _________________________
Nome do Professor(a): _________________________
Modalidade(s) que acompanha(s): _________________________
- Satisfação com o funcionamento do CDE:
Por favor, avalia os seguintes aspetos numa escala de 1 a 5, onde 1 = Muito Insatisfeito e 5 = Muito Satisfeito.Aspeto 1 2 3 4 5 Apoio da Direção e da Escola Recursos humanos disponíveis (outros professores, voluntários) Recursos materiais e instalações desportivas Qualidade da organização das atividades e competições Comunicação e articulação com as Coordenações Locais (CLDE) Articulação com o Projeto Educativo da Escola Envolvimento e participação dos alunos Cooperação e envolvimento dos encarregados de educação Parcerias estabelecidas (autarquias, clubes, federações) - Impacto das Atividades do CDE:
- Quais considera serem os principais pontos fortes do CDE na sua modalidade/área de atuação?
- Quais os principais desafios ou áreas a melhorar no funcionamento do CDE?
- Como avalia o impacto do CDE no desenvolvimento desportivo e pessoal dos alunos?
- Que sugestões tem para potenciar a oferta desportiva e a participação dos alunos no CDE?
- Como avalia o apoio recebido para a dinamização das atividades? Que melhorias sugeria?
Obrigado pela sua colaboração!
Instruções para o Coordenador:
- Distribua os questionários aos alunos e professores relevantes.
- Garanta a anonimidade das respostas para incentivar a honestidade.
- Recolha os questionários devidamente preenchidos e organize os dados para análise.
4. Observação Participativa
Este método envolve a participação ativa do coordenador nas atividades do CDE (treinos, jogos, competições), permitindo uma compreensão mais profunda da dinâmica do clube, das interações entre os participantes, da aplicação das regras, da organização e do ambiente geral.
Instrumento: Guia de Observação Participativa
Nome do Coordenador do CDE: _________________________
Atividade Observada: _________________________
Data da Observação: ________
Local: _________________________
Professor(a) Responsável: _________________________
Observações Gerais sobre a Atividade:
- Número de participantes (alunos, professores): _______
- Ambiente geral (motivação, disciplina, fair play): _________________________
- Relação entre os participantes (colegas, professores): _________________________
Categoria | Descrição da Observação | Pontos Positivos | Pontos a Melhorar |
---|---|---|---|
Organização da Atividade | |||
Pontualidade e cumprimento do horário | |||
Clareza das instruções e objetivos | |||
Gestão do espaço e dos materiais | |||
Segurança dos participantes | |||
Desenvolvimento da Atividade | |||
Nível técnico e tático dos participantes | |||
Progresso das aprendizagens | |||
Aplicação das regras da modalidade | |||
Participação e envolvimento dos alunos | |||
Interação e Comunicação | |||
Comunicação entre alunos | |||
Comunicação entre alunos e professor(es) | |||
Espírito de equipa e cooperação | |||
Inclusão e Diversidade | |||
Acolhimento de novos alunos | |||
Adaptação das atividades a diferentes níveis de habilidade | |||
Promoção da igualdade de género | |||
Integração de alunos com necessidades específicas (se aplicável) | |||
Outras Observações Relevantes: |
Instruções para o Coordenador:
- Participe ativamente na atividade, mas mantenha uma postura de observador.
- Tente ser o mais objetivo possível nas suas anotações.
- Concentre-se nos aspetos que são relevantes para a avaliação do funcionamento do CDE.
- Anote exemplos concretos de comportamentos ou situações que ilustrem os pontos observados.
5. Grupo de Foco
O grupo de foco permite recolher opiniões e perceções de um grupo de alunos e/ou professores sobre temas específicos, promovendo a discussão e a troca de ideias. É uma oportunidade para aprofundar questões levantadas nos questionários e na observação.
Instrumento: Roteiro de Grupo de Foco com Alunos
Nome do Coordenador do CDE: _________________________
Data: ________
Número de Participantes: _______
Tema Central: Experiências e sugestões para o CDE
- Objetivos:
- Identificar os aspetos mais valorizados pelos alunos nas atividades do CDE.
- Explorar as dificuldades ou desafios enfrentados pelos alunos.
- Recolher sugestões concretas para melhorar a oferta e organização do CDE.
- Avaliar o impacto do CDE na sua vida escolar e pessoal.
- Abertura: Para começar, gostaríamos que cada um partilhasse qual a sua modalidade preferida no CDE e porquê.
- Experiências positivas: Que momentos ou atividades do CDE vos marcaram mais positivamente? O que é que gostaram mais?
- Desafios: Tiveram alguma dificuldade em participar nas atividades do CDE? Se sim, quais foram? (Ex: horários, transporte, material, adaptação, etc.)
- Organização e comunicação: Como avaliam a forma como as atividades são comunicadas e organizadas? Há algo que gostariam que fosse diferente?
- Inclusão e espírito de equipa: Sentem-se bem integrados no CDE? Como é a relação com os colegas e com os professores?
- Impacto: O que é que o CDE vos tem proporcionado? (Ex: novas competências, amigos, hábitos saudáveis, etc.)
- Sugestões de melhoria: Se pudessem mudar alguma coisa no CDE, o que seria? Que novas atividades gostariam que fossem introduzidas?
- Encerramento: Alguma consideração final que gostariam de partilhar?
Instruções para o Coordenador (Moderador):
- Apresente o objetivo do grupo de foco e as regras básicas (respeito, confidencialidade).
- Utilize as perguntas orientadoras como guia, mas esteja aberto a explorar outros temas que surjam.
- Incentive a participação de todos, garantindo que ninguém monopoliza a conversa.
- Crie um ambiente seguro e de confiança.
- Tome notas detalhadas das discussões ou grave a sessão (com permissão).
Instrumento: Roteiro de Grupo de Foco com Professores
Nome do Coordenador do CDE: _________________________
Data: ________
Número de Participantes: _______
Tema Central: Desafios e Oportunidades para o CDE
- Objetivos:
- Identificar os principais desafios enfrentados pelos professores no CDE.
- Explorar as sinergias e parcerias que podem fortalecer o CDE.
- Recolher sugestões para a melhoria da organização e dinamização das atividades.
- Avaliar o apoio institucional e os recursos disponíveis.
- Abertura: Qual a sua perspetiva sobre o papel do CDE na escola e no desenvolvimento dos alunos?
- Desafios enfrentados: Quais são os maiores desafios que encontra no desempenho das suas funções no CDE? (Ex: carga horária, recursos, burocracia, gestão de equipas, etc.)
- Apoio e recursos: Como avalia o apoio que tem recebido da Direção da escola e das estruturas do Desporto Escolar (CLDE, CRDE, CNDE)? Que recursos adicionais considera necessários?
- Parcerias: Como avalia as parcerias existentes? Que novas parcerias poderiam ser estabelecidas para enriquecer a oferta do CDE?
- Organização e comunicação: Que sugestões tem para otimizar a organização das atividades, a comunicação interna e externa do CDE?
- Formação e desenvolvimento: Que tipo de formação ou apoio considera útil para o seu desenvolvimento como professor responsável por atividades do CDE?
- Impacto do CDE: Como avalia o impacto do CDE na promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis entre os alunos?
- Sugestões de melhoria: Que medidas concretas propõe para melhorar o funcionamento geral do CDE e aumentar a sua sustentabilidade?
- Encerramento: Alguma outra questão ou sugestão que gostaria de partilhar?
Instruções para o Coordenador (Moderador):
- Crie um ambiente de partilha e respeito mútuo.
- Incentive a discussão aberta e a troca de experiências.
- Tome notas detalhadas das contribuições de cada professor.
- Seja flexível e esteja preparado para adaptar as perguntas com base no fluxo da discussão.
Fontes Bibliográficas Consultadas
- Decreto-Lei n.º 46/86, de 14 de outubro: Lei de Bases do Sistema Educativo.
- Decreto-Lei n.º 95/91, de 26 de fevereiro: Estabelece o regime jurídico do Desporto Escolar.
- Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho: Estabelece princípios e normas que garantem a inclusão no sistema educativo.
- Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho: Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário.
- Despacho n.º 9227/2022, de 28 de julho: Estabelece as normas de funcionamento do Desporto Escolar no âmbito do Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025.
- Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar (RGFDE) 2025-2026.
- Regulamento de Candidatura ao Plano do Clube do Desporto Escolar 2025-2026.
- Regulamento «DE Escola Ativa» 2025-2026.
- Regulamento de Funcionamento dos Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE) 2025-2026.
- Manual da Identidade do Desporto Escolar (ver online).
- Creswell, J. W. (2007). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five traditions. Sage publications.
- Yin, R. K. (2014). Case study research: Design and methods. Sage publications.
Para além destes documentos legais e regulamentares, a elaboração deste plano considerou os princípios da investigação qualitativa em ciências sociais, com particular atenção à triangulação de métodos para uma análise mais robusta e fiável (Creswell, 2007; Yin, 2014).