Apresentação da oficina |
Cronograma da Ação |
|
|
Modelo do Relatório Individual |
|
|
Critérios de avaliação e respetivas ponderações |
|
|
Página "Capacitação Digital das Escolas" |
|
|
Doc. de partilha de ferramentas digitais |
Doc. de partilha de ferramentas digitais
|
|
Diários de Aprendizagem - Todas as turmas das Escolas Piloto - 2021/2022 |
|
|
Módulo 0 - Apresentação. Introdução Ecossistemas digitais e Manuais Digitais |
Apresentação da oficina (2021/2022) |
|
|
Apresentação dos participantes - Todas as turmas das Escolas Piloto |
|
|
Diários de Aprendizagem do formando (Turma 24) |
|
|
Tutorial em vídeo do Padlet |
|
|
Apresentação da sessão 2 |
|
|
Saber + |
|
|
Módulo 1 - Metodologias de aprendizagem ativa |
Apresentação da sessão 3 |
|
|
Recurso_1_Aprendizagem ativa, o que é? Porquê? |
|
|
Recurso_2_Estratégias_de_aprendizagem_ativa |
|
|
Guião: atividade de aprendizagem ativa |
|
|
Saber + |
|
|
Ferramentas para criação de mapas de ideias |
|
|
Apresentação da sessão 5 |
|
|
Recurso_Desafios das abordagens da aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar |
|
|
Módulo 2 - Avaliação para a melhoria das aprendizagens |
Apresentação da sessão 6 |
|
|
Recurso Avaliação para a melhoria das aprendizagens |
|
|
Ferramentas Digitais de apoio à avaliação |
|
|
Guião: avaliação de uma atividade de aprendizagem ativa (opção B) |
|
|
Rubrica: avaliação de uma atividade de aprendizagem ativa (Opção B) |
|
|
Exemplo 1 de práticas avaliativas a distância |
|
|
Exemplo 2 de práticas avaliativas a distância |
|
|
Ensino e Aprendizagem a Distância: Avaliação Formativa, quando e como? |
|
|
Saber + |
|
|
Módulo 3 - Portefólios digitais |
Apresentação da sessão 8 - Portefólios Digitais |
|
|
Recurso 1 -Portefólios digitais (conceito e tipologias) |
|
|
Recurso 2 – Processo de construção de um portefólio |
|
|
Recurso 3 - Porquê usar Portefólios? |
|
|
Tutorial: Como funciona o Tricider (sala de discussão/votação)? |
|
|
Saber + |
Se pretende aprofundar os seus conhecimentos ou complementá-los, deixamos aqui 5 artigos que o poderão ajudar nessa tarefa. |
|
Apresentação da sessão 10 - Portefólios Digitais |
|
|
Recurso 4 – Organizar portefólios com os alunos |
|
|
Recurso 5 – Guiões de orientação para os alunos |
|
|
Recurso 6 – Avaliar os portefólios dos alunos |
|
|
Materiais para a implementação |
|
|
Módulo 4 - Conceção e implementação de atividades de aprendizagem ativa |
Apresentação da sessão 11 - Planificação de atividades de aprendizagem ativa |
|
|
Guião - planificação de uma atividade de aprendizagem |
|
|
Learning Designer |
|
|
Tutorial em PDF - Learning Designer |
|
|
Tutoriais em vídeo Learning Designer |
|
|
Mais atividades de aprendizagem |
|
|
Doc. de partilha e colaboração - exemplos de atividades de E@D |
|
|
Mural de partilha - Portefólios (para quem quiser partilhar o seu guião) |
|
|
Apresentação da sessão 13 - Partilha e colaboração entre pares |
|
|
Módulo 5 - Apresentação e reflexão sobre a implementação |
Apresentação da sessão 14 |
|
|
Apresentação da sessão 15 |
|
|
Apresentações finais - mural conjunto (todas as turmas) |
|
|
Roda da Sorte - WheelDecide |
|
|
Modelo do Relatório Final (2021/2022) |
|
|
Votação Mentimeter - Global |
|
|
Resultados da votação - Global |
|