2. CONTEÚDOS & CRONOGRAMA

1. Enquadramento

O Plano Estratégico do Desporto Escolar | Desporto na Escola (PEDE), que se encontra em vigor, veio contribuir para a criação de uma visão comum do objetivo de desenvolvimento do Desporto Escolar | Desporto na Escola, a nível nacional, territorial e local, procurando o aumento consistente da oferta e da prática desportiva regular, bem como do nº de alunos envolvidos. A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares tem como responsabilidade assegurar a implementação a nível regional dos diversos programas, projetos e atividades do Desporto Escolar, em articulação com a Direção-Geral da Educação. Ao nível local, cada Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada, possui caraterísticas específicas e dinâmicas próprias de funcionamento que importa integrar no planeamento da sua oferta desportiva extracurricular. Elemento-chave de todo este processo é o Coordenador do Clube do Desporto Escolar, do AE/ENA. O Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar (RGFDE), que define as normas e procedimentos de participação dos AE/ENA, identifica as funções a desempenhar pelo Coordenador do Clube do Desporto Escolar, sendo uma das suas principais responsabilidades a elaboração do Plano do Clube de Desporto Escolar e o acompanhamento da sua execução e avaliação. A inexistência de um quadro de capacitação destes docentes para o exercício das funções, torna necessário e urgente proporcionar a estes recursos humanos o conhecimento e ferramentas necessárias à interpretação e adaptação da estratégia nacional à realidade local em que operam. Neste contexto, este curso de formação é essencial para implementar e concretizar os objetivos do PEDE e do RGFDE e alinhar a estratégia nacional com as ações e projetos regionais e locais.

2. Objetivos

- Conhecer e compreender os objetivos estratégicos que norteiam o PEDE, bem como, as medidas e projetos que podem concorrer para a sua operacionalização (nacional, regional e local); 

- Compreender o papel do Coordenador do Clube de Desporto Escolar no contexto da AE/ENA e da Comunidade Educativa; 

- Selecionar e implementar metodologias de diagnóstico, definição de objetivos e estratégia para o clube de desporto escolar; 

- Integrar as relações com o desporto federado e local nos objetivos e estratégia do clube de desporto escolar; 

- Implementar procedimentos que garantam o alinhamento do planeamento operacional com a estratégia; 

- Adquirir as competências de apresentação e comunicação constante do plano e ações do clube de desporto escolar, e a sua relação com a comunidade e com os stakeholders e parceiros (autarquias, clubes, associações, entre outras entidades).

3. Conteúdos

Módulo I  Entender o papel do Coordenador do Clube de Desporto Escolar – 3 horas 

- O Desporto Escolar (visão, missão, objetivos, organização e eixos de ação do PEDE); 

- As funções do coordenador do clube do Desporto Escolar; 

- O desporto como parte do projeto educativo do AE/ENA; 

- A oferta do Desporto Escolar no AE/ENA; 

- Modelos de gestão do clube de Desporto Escolar na perspetiva de desenvolvimento do atleta a longo prazo; 

- Checklist de diagnóstico para o exercício de funções de coordenador do clube de desporto escolar. 

Módulo II Ferramentas para o diagnóstico do clube de desporto escolar – 3 horas 

- Identificação, metodologia de recolha e tratamento da informação relevante 

- Criação de um sistema de monitorização da evolução do envolvimento interno e externo do desporto escolar 

- Métodos para identificar os principais desafios e definir as prioridades de intervenção

- Ferramentas de automatização do diagnóstico do clube do desporto escolar.

Módulo III A definição de objetivos do clube de desporto escolar – 3 horas

- Como se definem objetivos (Objetivos SMART); 

- Diferentes tipos de objetivos; 

- Como garantir o alinhamento dos objetivos com os resultados do diagnóstico do clube de desporto escolar; 

- Envolvimento e cogestão dos objetivos do clube de desporto escolar. 

Módulo IV  Pensar a estratégia do clube de desporto escolar – 3 horas 

- Metodologia para identificar os recursos tangíveis e intangíveis do clube de desporto escolar; 

- Como avaliar e selecionar os recursos e construir a estratégia do clube de desporto escolar; 

- Integrar as relações com o desporto federado e local na estratégia do clube de desporto escolar;~

- Visualizar, comunicar e envolver os grupos de interessados na estratégia do clube de desporto escolar. 

Módulo V  Alinhar o planeamento operacional com a estratégia – 3 horas 

- A estrutura de programas e projetos do clube; 

- A definição de indicadores de desempenho; 

- A definição das áreas de intervenção, responsabilidade e interação da equipa de desporto escolar. 

Módulo VI Ferramentas para a implementação do plano do desporto escolar – 3 horas 

- O portfolio de projetos do clube de desporto escolar; 

- Ferramentas de apoio ao planeamento e acompanhamento dos projetos; 

- Instrumentos de Governança;

- Instrumentos de comunicação e marketing;

- Fichas, checklists e procedimentos de apoio à execução dos projetos. 

Módulo VII Criar ambientes seguros para a prática desportiva – 3 horas 

- A definição de políticas e linhas orientadoras que garantam uma prática desportiva com segurança;

- A dimensão física e a dimensão mental da segurança. 

Módulo VIII  Apresentação, debate dos Planos do Clube de Desporto Escolar – 4 horas

4. Metodologias

As sessões serão de cariz teórico-prático e baseadas em metodologias ativas e de projeto. Após o devido enquadramento teórico, os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo para a construção do seu Plano Estratégico do Clube de Desporto Escolar. 

Serão utilizadas as plataformas de gestão de apoio à formação, permitindo aos formandos o acesso aos recursos de apoio, módulos do curso, e possibilitando a partilha e realização de atividades. O curso contará com o suporte da equipa do CFAE e da DGE, nomeadamente dois(as) assessores(as) pedagógicos(as)que integram a Coordenação Nacional do Desporto Escolar na DGE. 

Em cada fase do processo de elaboração do trabalho, serão realizados momentos de análise e discussão em grupo, partilhando experiências e conhecimento tácito dos formandos, finalizando com a apresentação final do Plano Estratégico do Clube do Desporto Escolar, promovendo o debate em plenário sobre os aspetos considerados mais pertinentes. Toda a metodologia de formação assenta em métodos ativos de aprendizagem, baseados na resolução de problemas e na construção de soluções a partir de cenários próximos dos contextos reais.

5. Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro – e nos termos dos n.ºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, procura-se valorizar uma lógica formativa e de acompanhamento em todos os momentos deste curso de formação. Assim, a avaliação dos formandos irá incidir: 

(a) Na participação, trabalho contínuo e suas evidências, realizado ao longo das sessões com um peso de 40%; 

(b) Trabalho individual terá um peso de 50%; 

(c) Relatório Crítico terá um peso de 10%. Na componente de trabalho individual, que se concretiza na elaboração de um Plano Estratégico e Operacional do Clube do Desporto Escolar, em que é considerado como critério a qualidade dos materiais produzidos e apresentados em plenário. 

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

6. Bibliografia

Direção-Geral da Educação (2021). Programa Estratégico do Desporto Escolar. https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/programa_estrategico_de_2021_2025.pd ;

Direção-Geral da Educação (2024). Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar 2024-2025. Disponível em: desportoescolar.dge.medu.pt/sites/default/files/RepositorioDocumentos/2024/regulamento-geral-de-funcionamento-de-24252a-edicaoatualizado-em-agosto-2024.pdf 

Direção-Geral da Educação (2024). Regulamento de provas e competições do Desporto Escolar 2023-2025. Disponível em regulamento-provas-competicoes-de24-250.pdf 

Observatório Desporto Escolar - Desporto Escolar em Números 2025. Disponível em: Desporto Escolar Observatório | Desporto Escolar 

Project Management Institute (Ed.). (2021). The standard for project management and a guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide) (Seventh edition). Project Management Institute, Inc.

7. Cronograma

SessãoDataHorárioDuraçãoTipo de sessãoSala / URL
101-07-2025 (Terça-feira)14:30 - 17:303:00Presencial--
202-07-2025 (Quarta-feira)09:00 - 12:003:00Presencial--
302-07-2025 (Quarta-feira)14:00 - 18:304:30Presencial--
403-07-2025 (Quinta-feira)08:30 - 12:003:30Presencial--
503-07-2025 (Quinta-feira)14:00 - 18:004:00Presencial--
604-07-2025 (Sexta-feira)09:00 - 12:003:00Presencial--
704-07-2025 (Sexta-feira)14:00 - 18:004:00Presencial--


Última alteração: domingo, 29 de junho de 2025 às 20:32