2. CONTEÚDOS & CRONOGRAMA
1. Enquadramento
O Plano Estratégico do Desporto Escolar | Desporto na Escola (PEDE), que se encontra em vigor, veio contribuir para a criação de uma visão comum do objetivo de desenvolvimento do Desporto Escolar | Desporto na Escola, a nível nacional, territorial e local, procurando o aumento consistente da oferta e da prática desportiva regular, bem como do nº de alunos envolvidos. A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares tem como responsabilidade assegurar a implementação a nível regional dos diversos programas, projetos e atividades do Desporto Escolar, em articulação com a Direção-Geral da Educação. Ao nível local, cada Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada, possui caraterísticas específicas e dinâmicas próprias de funcionamento que importa integrar no planeamento da sua oferta desportiva extracurricular. Elemento-chave de todo este processo é o Coordenador do Clube do Desporto Escolar, do AE/ENA. O Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar (RGFDE), que define as normas e procedimentos de participação dos AE/ENA, identifica as funções a desempenhar pelo Coordenador do Clube do Desporto Escolar, sendo uma das suas principais responsabilidades a elaboração do Plano do Clube de Desporto Escolar e o acompanhamento da sua execução e avaliação. A inexistência de um quadro de capacitação destes docentes para o exercício das funções, torna necessário e urgente proporcionar a estes recursos humanos o conhecimento e ferramentas necessárias à interpretação e adaptação da estratégia nacional à realidade local em que operam. Neste contexto, este curso de formação é essencial para implementar e concretizar os objetivos do PEDE e do RGFDE e alinhar a estratégia nacional com as ações e projetos regionais e locais.
2. Objetivos
- Conhecer e compreender os objetivos estratégicos que norteiam o PEDE, bem como, as medidas e projetos que podem concorrer para a sua operacionalização (nacional, regional e local);
- Compreender o papel do Coordenador do Clube de Desporto Escolar no contexto da AE/ENA e da Comunidade Educativa;
- Selecionar e implementar metodologias de diagnóstico, definição de objetivos e estratégia para o clube de desporto escolar;
- Integrar as relações com o desporto federado e local nos objetivos e estratégia do clube de desporto escolar;
- Implementar procedimentos que garantam o alinhamento do planeamento operacional com a estratégia;
- Adquirir as competências de apresentação e comunicação constante do plano e ações do clube de desporto escolar, e a sua relação com a comunidade e com os stakeholders e parceiros (autarquias, clubes, associações, entre outras entidades).
3. Conteúdos
Módulo I Entender o papel do Coordenador do Clube de Desporto Escolar 3 horas
- O Desporto Escolar (visão, missão, objetivos, organização e eixos de ação do PEDE);
- As funções do coordenador do clube do Desporto Escolar;
- O desporto como parte do projeto educativo do AE/ENA;
- A oferta do Desporto Escolar no AE/ENA;
- Modelos de gestão do clube de Desporto Escolar na perspetiva de desenvolvimento do atleta a longo prazo;
- Checklist de diagnóstico para o exercício de funções de coordenador do clube de desporto escolar.
Módulo II Ferramentas para o diagnóstico do clube de desporto escolar 3 horas
- Identificação, metodologia de recolha e tratamento da informação relevante
- Criação de um sistema de monitorização da evolução do envolvimento interno e externo do desporto escolar
- Métodos para identificar os principais desafios e definir as prioridades de intervenção
- Ferramentas de automatização do diagnóstico do clube do desporto escolar.
Módulo III A definição de objetivos do clube de desporto escolar 3 horas
- Como se definem objetivos (Objetivos SMART);
- Diferentes tipos de objetivos;
- Como garantir o alinhamento dos objetivos com os resultados do diagnóstico do clube de desporto escolar;
- Envolvimento e cogestão dos objetivos do clube de desporto escolar.
Módulo IV Pensar a estratégia do clube de desporto escolar 3 horas
- Metodologia para identificar os recursos tangíveis e intangíveis do clube de desporto escolar;
- Como avaliar e selecionar os recursos e construir a estratégia do clube de desporto escolar;
- Integrar as relações com o desporto federado e local na estratégia do clube de desporto escolar;~
- Visualizar, comunicar e envolver os grupos de interessados na estratégia do clube de desporto escolar.
Módulo V Alinhar o planeamento operacional com a estratégia 3 horas
- A estrutura de programas e projetos do clube;
- A definição de indicadores de desempenho;
- A definição das áreas de intervenção, responsabilidade e interação da equipa de desporto escolar.
Módulo VI Ferramentas para a implementação do plano do desporto escolar 3 horas
- O portfolio de projetos do clube de desporto escolar;
- Ferramentas de apoio ao planeamento e acompanhamento dos projetos;
- Instrumentos de Governança;
- Instrumentos de comunicação e marketing;
- Fichas, checklists e procedimentos de apoio à execução dos projetos.
Módulo VII Criar ambientes seguros para a prática desportiva 3 horas
- A definição de políticas e linhas orientadoras que garantam uma prática desportiva com segurança;
- A dimensão física e a dimensão mental da segurança.
Módulo VIII Apresentação, debate dos Planos do Clube de Desporto Escolar 4 horas
4. Metodologias
As sessões serão de cariz teórico-prático e baseadas em metodologias ativas e de projeto. Após o devido enquadramento teórico, os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo para a construção do seu Plano Estratégico do Clube de Desporto Escolar.
Serão utilizadas as plataformas de gestão de apoio à formação, permitindo aos formandos o acesso aos recursos de apoio, módulos do curso, e possibilitando a partilha e realização de atividades. O curso contará com o suporte da equipa do CFAE e da DGE, nomeadamente dois(as) assessores(as) pedagógicos(as)que integram a Coordenação Nacional do Desporto Escolar na DGE.
Em cada fase do processo de elaboração do trabalho, serão realizados momentos de análise e discussão em grupo, partilhando experiências e conhecimento tácito dos formandos, finalizando com a apresentação final do Plano Estratégico do Clube do Desporto Escolar, promovendo o debate em plenário sobre os aspetos considerados mais pertinentes. Toda a metodologia de formação assenta em métodos ativos de aprendizagem, baseados na resolução de problemas e na construção de soluções a partir de cenários próximos dos contextos reais.
5. Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos n.ºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, procura-se valorizar uma lógica formativa e de acompanhamento em todos os momentos deste curso de formação. Assim, a avaliação dos formandos irá incidir:
(a) Na participação, trabalho contínuo e suas evidências, realizado ao longo das sessões com um peso de 40%;
(b) Trabalho individual terá um peso de 50%;
(c) Relatório Crítico terá um peso de 10%. Na componente de trabalho individual, que se concretiza na elaboração de um Plano Estratégico e Operacional do Clube do Desporto Escolar, em que é considerado como critério a qualidade dos materiais produzidos e apresentados em plenário.
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
6. Bibliografia
Direção-Geral da Educação (2021). Programa Estratégico do Desporto Escolar. https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/programa_estrategico_de_2021_2025.pd
Direção-Geral da Educação (2024). Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar 2024-2025. Disponível em: desportoescolar.dge.medu.pt/sites/default/files/RepositorioDocumentos/2024/regulamento-geral-de-funcionamento-de-24252a-edicaoatualizado-em-agosto-2024.pdf
Direção-Geral da Educação (2024). Regulamento de provas e competições do Desporto Escolar 2023-2025. Disponível em regulamento-provas-competicoes-de24-250.pdf
Observatório Desporto Escolar - Desporto Escolar em Números 2025. Disponível em: Desporto Escolar Observatório | Desporto Escolar
Project Management Institute (Ed.). (2021). The standard for project management and a guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide) (Seventh edition). Project Management Institute, Inc.
7. Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão | Sala / URL |
1 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial | -- |
2 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial | -- |
3 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial | -- |
4 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 08:30 - 12:00 | 3:30 | Presencial | -- |
5 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial | -- |
6 | 04-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial | -- |
7 | 04-07-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial | -- |