Fórum de dúvidas - Módulo 1

Aprendizagem ativa

Aprendizagem ativa

by Marta Patrícia Heitor Vassalo -
Number of replies: 1

Boa noite

Estou com algumas dúvidas em como utilizar um vídeo de uma atividade laboratorial que queria utilizar numa forma de aprendizagem ativa..a minha ideia era utilizar vídeos da Escola Virtual sobre a Influência dos fatores abitóticos (luz, água e temperatura) no comportamento das minhocas..não sei se dava uma vídeo a cada grupo (teria 3 grupos) para interpretarem, responderem a algumas questões e depois discutir em grupo turma ou se seria melhor todos os alunos da turma verem o vídeo e fazer a interpretação e discussão em grupo turma..posso experienciar das duas formas em 2 turmas e ver o que corre melhor...há alguma outra forma de usar vídeos? Sei que dá para se ir colocando questões durante o video mas não sei como o fazer..

Obrigada

Marta Vassalo

In reply to Marta Patrícia Heitor Vassalo

Re: Aprendizagem ativa

by José Nunes -

Boa noite Marta,

Qualquer das duas ideias iniciais (3 grupos ou grupo turma) são consideradas aprendizagens ativas e pode aplicá-las tal como diz em duas turmas diferentes.

Quanto à possibilidade de colocar questões nos vídeos, há várias ferramentas que se podem utilizar, por exemplo: 

O problema aqui pode ser o de utilizar um vídeo de uma plataforma das editoras, devido aos direitos de autor.

Cumprimentos,

José Nunes