Topic outline
Topic 1
Sessão 1 (20.03.2021)
•Apresentação da Oficina de Formação: estrutura, dinâmica, objetivos e avaliação;•Apresentação dos elementos do grupo;•Módulo 1:- Lideranças inclusivas, equipas educativas e gestão de conflitos;- Princípios orientadores, conceitos e definições operacionais;- Articulação com outras medidas de política educativa.Topic 2
Sessão 2 (24.03.2021)- Lideranças inclusivas;- Mobilização, organização e gestão de recursos.Ler o documento e selecionar uma frase para ser apresentada e refletida na sessão 3.
Topic 3
Sessão 3 (27.03.2021)- Mobilização, organização e gestão de recursos;- Competências de planeamento, organização e gestão de reuniões;- Direito à proteção de dados pessoais.No decurso destas primeiras sessões da nossa Oficina de Formação de Formadores, revisitámos os princípios orientadores de uma Escola Inclusiva, refletimos em torno da articulação entre medidas de política educativa e das suas implicações no terreno. A pouco e pouco, fomos tocando em tópicos como: as lideranças; a mobilização, organização e gestão de recursos; a planificação, conceção e execução de medidas de apoio às aprendizagens ou aspetos práticos como a organização, planeamento e gestão de reuniões.
A partilha tem sido um denominador comum nas nossas sessões de trabalho/formação, pelo que será um bom momento para o registo de ideias. Após a análise do 'estado de arte' da inclusão nos nossos contextos educativos, poderemos começar, desde já, a concretizar um plano de melhoria.
- Que áreas emergem enquanto aquelas que exigem maior foco e trabalho, no sentido de promover uma escola mais inclusiva?
- Que boas práticas registei como pertinentes para o meu contexto?
Topic 4
Sessão 4 (07.04.2021)- Mobilização, organização e gestão de recursos- Competências de planeamento, organização e gestão de reuniões- Direito à proteção de dados pessoais- Estratégias de comunicação- Competências de resolução de problemas- Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais no âmbito da gestão construtiva de conflitos- Competências interpessoais e de cooperaçãoTopic 5
Sessão 5 (10.04.2021)
- Educação inclusiva: Conceitos e modelos (breve debate acerca do discutido nas sessões anteriores)
- Dimensões da educação inclusiva a considerar para efeitos de avaliação/monitorização
Topic 6
Sessão 6 (16.04.2021)
- Planeamento estratégico: princípios de ação para a educação inclusiva
- Avaliar e monitorizar: Dos porquês