Esta área abrange formação no âmbito da inclusão e acessibilidade bem como áreas de trabalho da rede dos Centros de Recursos TIC (Educação Especial).

Ambientes de Aprendizagem Inclusivos

Ambientes de Aprendizagem Inclusivos

Esta ação procurará responder às seguintes questões:

1. Que facetas do clima de escola favorecem o desenvolvimento de ambientes educativos seguros, inclusivos e promotores de aprendizagens de qualidade?

2. Como construir e concretizar estratégias e ações orientadas para a coordenação do trabalho pedagógico em torno das competências sociais e emocionais dos alunos, no continuum sala de aula - contextos informais de interação social na escola?

3. Como mediar conflitos e controvérsias, assumindo a função de mediação como dimensão nuclear do processo de ensino e aprendizagem?

4. Que modelos de colaboração entre alunos são promotores de uma mais equitativa distribuição dos meios de acesso ao conhecimento?

Quais as propostas metodológicas promotoras da construção de estratégias de trabalho pedagógico orientadas por princípios de equidade, nas suas duas vertentes: inclusão e justiça?

6. Como favorecer a colegialidade entre docentes no trabalho de desenvolvimento curricular e na produção de recursos de suporte à educação inclusiva?

7. Como monitorizar os diferentes projetos e mudanças intencionais na orientação pedagógica da escola em ordem à inclusão?

8. Quais as caraterísticas de uma avaliação orientada pelo princípio de que o desempenho dos alunos, num sistema educativo justo, tenderá a ser largamente independente do seu contexto socioeconómico de origem?

Curso de autoformação «Faça Você Mesmo - Produtos de Apoio»
Ida BrandãoDGE Moodle

Curso de autoformação «Faça Você Mesmo - Produtos de Apoio»

Este curso online encontra-se aberto a qualquer interessado que tenha por objetivo construir produtos de apoio adaptados a diferentes necessidades específicas de alunos, com materiais de baixo custo.