Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa
OFICINA DE FORMAÇÃO - Turma 22 - Emília Silva
O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos letivos seguintes.
Neste contexto, a Direção-Geral da Educação considerou necessário o desenvolvimento de um programa de formação, onde se abordará modos de implementação de manuais digitais e de outros recursos digitais, fundamentalmente focados nas metodologias de ensino e numa pedagogia centrada nos alunos.
Pretende-se que a integração dos manuais digitais e de outras ferramentas se efetue de modo a criar rotinas e procedimentos diários, para efetivar práticas de ensino e de aprendizagem centradas nos alunos. Esta capacitação não se deve focar exclusivamente no âmbito das competências digitais e na utilização de plataformas de recursos, mas essencialmente na área das metodologias, pedagogias e práticas inovadoras em sala de aula.
Trabalho conjunto
Trabalho autónomo
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
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Trabalho conjunto (2.ª sessão)
Trabalho autónomo (2.ª sessão)
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
Trabalho conjunto (3.ª sessão)
Trabalho autónomo (3.ª sessão)
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
Trabalho da sessão (4.ª sessão)
Na construção do seu mapa de ideias, além das questões orientadoras, deve ter em conta o seguinte:
Pode utilizar uma ferramenta digital do seu agrado.
Obtenha um link partilhável para que o seu mapa possa ser consultado pelos formadores e outros formandos.
(Nota: o mapa de ideias pode ser construído com base, por ex., powerpoint, manuscrito em folha de desenho, …)
"Metodologias ativas para realizar transformações
progressivas e profundas no currículo", por Professor José Moran (artigo)
"Flexibilidade e Autonomia" por Dr. João Costa, Secretário de Estado da Educação (Nota de abertura da revista Noesis - Maio 2017).
Trabalho conjunto (5.ª sessão)
Trabalho autónomo (5.ª sessão)
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
Trabalho conjunto (6.ª sessão)
Opção A - Crie e partilhe uma rubrica de avaliação que se adapte a um atividade de aprendizagem que já tenha realizado ou que pretende implementar;
Opção B - Crie e partilhe uma atividade de avaliação formativa, com recurso a tecnologias digitais/manuais digitais. Deverá ter em consideração os seguintes aspetos: O que se quer avaliar? / Como avaliar e que normas usar? / De que forma é que a ferramenta digital escolhida vai ser integrada na avaliação da atividade.
Trabalho autónomo (6.ª sessão)
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
A partir das sugestões dadas, dê seguimento à elaboração/adequação de uma atividade de aprendizagem ativa para experimentação com os alunos (2ª experimentação).
Trabalho da sessão (7.ª sessão)
Trabalho autónomo (7.ª sessão)
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
Trabalho conjunto (8.ª sessão)
Trabalho autónomo(8.ª sessão)
1. Visualize o vídeo
2. Consulte os guiões disponíveis:
-"Guião orientador para o professor“ (experiência de uma escola em período E@D);
-"Guião orientador para o aluno“ (experiência de uma escola em período E@D);
-“Modelo estrutura de um portefólio” (Exemplo traduzido);
3. Tenha em consideração as condições do seu contexto educativo, as Aprendizagens Essenciais e as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
4. Reflita sobre os principais aspetos organizativos para a utilização de portefólios digitais com os alunos: que objetivos acharia úteis para a utilização de portefólios com um grupo de alunos? Qual seria o tempo de implementação? Qual seria a plataforma de suporte digital que utilizaria?
5. A partir das sugestões dadas, inicie a elaboração/adequação de um Guião para a implementação de portefólios digitais com os alunos.
Trabalho da sessão (9.ª sessão)
Trabalho autónomo (9.ª sessão)
Bom trabalho!
Sala 4 - Constrangimentos e potencialidades associadas à utilização de portefólios digitais em contexto escolar (Turmas da 21 à 28)
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Trabalho conjunto (10.ª sessão)
Trabalho autónomo (10.ª sessão)
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
A partir das sugestões dadas, conclui-se a elaboração/adequação do Guião para a implementação de portefólios digitais com os alunos para a realização da 3.ª experimentação.
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Trabalho conjunto (11.ª sessão)
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Trabalho da sessão (12.ª sessão)
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
Apresentação e reflexão sobre a implementação:
Autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido.
Trabalho conjunto (14.ª sessão)
Trabalho autónomo (14.ª sessão)
(Registe no seu Diário de aprendizagem)
Trabalho conjunto (15.ª sessão)
Trabalho autónomo (15.ª sessão)
Informações úteis: